Mapa do Site

Destaques

destaques

Chocolate ajuda a prevenir doenças na terceira idade!

O segredo da eterna juventude encontra-se num estilo de vida saudável… Por isso, para se manter saudável é fundamental fazer uma alimentação completa, equilibrada e variada, com todos os grupos da roda dos alimentos, ingerindo as doses diárias recomendadas de cada um dos nutrientes.

A evolução da ciência e a melhoria das condições sociais e económicas traduziram-se num aumento da esperança de vida e em novos desafios no que toca aos cuidados de saúde. Além das doenças, que nos idosos possuem características particulares, existem outras doenças geriátricas que pela sua prevalência merecem uma atenção especial quanto aos sintomas, diagnóstico e estratégias de prevenção.

E quando se fala de prevenção, podemos falar de chocolate! Pois é, diversos estudos, realizados ao longo dos últimos anos, demonstraram que o consumo de chocolate influencia positivamente a saúde humana, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A ingestão de chocolate pode trazer muitos benefícios à saúde, à alegria do dia-a-dia e ao paladar. Este alimento tem uma grande atividade antioxidante devido aos flavonoides, substâncias presentes no cacau, que por sua vez, favorecem a circulação sanguínea cerebral, estimulando as funções mentais, combatendo os sinais do envelhecimento.

Como qualquer alimento, o chocolate deve ser consumido com moderação. Recomenda-se o consumo diário de 40g, o equivalente a um bombom ou uma barrita pequena de chocolate. Essa porção diária, pode ajudar pessoas com mais de 70 anos a evitar doenças como a demência e o Alzheimer.


Voltar