Mapa do Site

Estudos

Estudos

2013-01-02

Os benefícios do chocolate

Poucos alimentos têm uma tão forte associação ao bem-estar como o chocolate! O prazer inconfundível proporcionado pelo seu consumo deve-se essencialmente à presença de feniletilamina, uma substância a partir da qual o nosso organismo produz serotonina, também chamada “hormona do bem-estar”.
Mas será que o chocolate, além de proporcionar prazer, apresenta também algum benefício para a saúde?

Chocolate, alimento para o cérebro…

A partir do chocolate, o nosso organismo obtém facilmente glicose, o tipo específico de açúcar que o cérebro utiliza e, por isso mesmo, muito importante para o trabalho intelectual. Daí que seja frequente sentirmos vontade de comer chocolate enquanto estudamos ou em períodos de maior trabalho intelectual. Além disso o chocolate também contém teobromina, uma substância da família da cafeína, que exerce um efeito ligeiramente estimulante no organismo, ajudando a despertar e concentrar.

…e também para o coração!

Os grãos de cacau, principal ingrediente do chocolate, são ricos em flavonóides, que têm actividade antioxidante e podem ajudar a promover a saúde, nomeadamente cardiovascular. Embora estes compostos estejam presentes em vários alimentos de origem vegetal como o chá, o café ou mesmo o vinho tinto, poucos alimentos são tão ricos neste componente como o chocolate preto: 40 mg de chocolate preto contêm entre 400 e 800 mg.
Esta é também a razão pela qual o cacau e os seus derivados são muitas vezes referidos como “super-alimentos” apresentando maior poder antioxidante do que alguns frutos como o açaí, as amoras e romã.
Quanto mais elevada a percentagem de cacau num chocolate maior o seu teor de flavonóides e maior o seu poder antioxidante.

Outros benefícios do chocolate

De uma forma geral, o chocolate fornece ainda vitaminas do complexo B como as B2 e B12 e minerais como o fósforo e o magnésio, importantes por exemplo para a formação e saúde de ossos e dentes. O chocolate de leite fornece também cálcio em quantidade relevante.

A energia do chocolate

O chocolate contém cerca de 60% de hidratos de carbono e 30% de gordura o que se traduz num valor calórico que ronda as 500kcal/100g. Isto significa que o seu consumo deve ser devidamente integrado num estilo de vida activo e saudável e ajustado aos gastos energéticos de cada indivíduo.

Dra. Ana Leonor Perdigão
Nutricionista


Voltar