Mapa do Site

Missão

A ACHOC assume o papel de representante e porta-voz dos produtores de chocolate que operam no nosso país, assumindo a promoção dos méritos deste produto alimentar.

A divulgação das vantagens do chocolate e a recomendação do seu consumo moderado, uma dieta equilibrada e um estilo de vida activo, estão entre as nossas prioridades.


A ACHOC é uma Associação sem fins lucrativos que congrega os produtores de chocolates e de outros produtos a partir do cacau, bem como o de outros alimentos edulcorados incluindo confeitaria, e que os comercializem directamente ou por intermédio de terceiros no território português. 

Entre os seus objectivos ressaltam a defesa dos interesses dos seus associados e a dignificação dos seus produtos e marcas.

Definem os Estatutos, como objectivos da Associação, em especial:

  • Prestar aos associados toda a espécie de serviços e informações que possam interessar às indústrias abrangidas;
  • Representar e advogar os interesses colectivos dos associados como empresários das indústrias abrangidas junto das entidades públicas e parapúblicas e de outras associações, federações, sindicatos ou quaisquer entidades singulares ou colectivas nacionais ou estrangeiras;
  • Contribuir para o estreitamento e melhoria de relações entre os associados.

Integrados nesses objectivos básicos a ACHOC dedica ainda particular atenção a matérias relacionadas com

  • Protecção do ambiente, controlo de resíduos e gestão de energia;
  • Responsabilidade social e desenvolvimento sustentado.
  • É dada primazia aos aspectos éticos e preocupações activas com problemas mais amplos como o combate á obesidade.

A ACHOC integra outras entidades que constituem um valor acrescentado como fontes de informação para os nossos associados e a quem é reconhecida ampla representação do sector alimentar e industrial.

A nível nacional integramos e participamos na acção da FIPA, federação da indústria dos produtos alimentares.

A nível internacional integramos a CAOBISCO, federação europeia que congrega a indústria das bolachas, do chocolate e confeitaria.

Estas participações permitem à ACHOC assegurar adequada e atempada informação aos nossos associados, tal como garantir uma acção concertada com outros sectores em defesa das posições da nossa actividade.

Aspectos como a revisão da taxa de IVA que incide sobre os nossos produtos, a revisão da legislação que condiciona entre outros aspectos a rotulagem e as alegações de saúde, são objectivos e preocupações prioritárias da nossa acção.

Considera a ACHOC que a ampla representação associativa dos players deste mercado é fundamental para alavancar a capacidade de intervenção da ACHOC, da representação do nosso sector e da sua consonância com as posições do sector alimentar no nosso país.


Estatutos

 

Download dos Estatutos

 


Voltar